sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Caos Econômico e descontrole total de preços 1


Como a maioria dos exemplos presentes na literatura econômica sobre sistemas não-lineares dinâmicos, complexidade e caos utilizam os preços de ativos financeiros, podemos profetizar para o futuro através de mais uma notícia, e dessa vez do Stiglitz combinando com esta sequência de vídeos sobre a hiperinflação.

Se voltarmos a história do surgimento da Teoria Monetária, vimos que ela nasceu com o debate monetário nos séculos XVIII e XIX eram voltados principalmente pelas dificuldades das autoridades monet árias em controlar a moeda entre pressões inflacionárias e deflacionárias.

No início do século XIX, o perigo da inflação era associado essencialmente `a possibilidade
de emissão excessiva de papel-moeda.

Surge a moderna teoria monetária britânica da controvérsia gerada pelas tentativas de
suprimento das necessidades anormais de emissão de moeda e de criação de crédito geradas pelas prolongadas guerras contra a França entre os séculos XVIII e XIX. O problema surgiu quando as notas de papel começaram a competir com a moeda metálica como meio de troca,mantendo assim a oferta de moeda limitada.

Em 1797 o Banco da Inglaterra corta o vínculo automático entre suas notas e os metais
preciosos, que eram em princípio conversíveis, suspendendo assim os pagamentos em espécie (metal).

O debate ganha fôlego ao longo da primeira década do século XIX quando o valor cambial
da libra em relação ao ouro se deteriora, direcionando a discussão monetária para as flutuações na taxa de câmbio (controvérsia bullionista).

Nenhum comentário: