quarta-feira, 8 de junho de 2011

Gerenciamento de Programas, Gerenciamento de Portfólios e Gerenciamento de Projetos

O termo Gerenciamento de Projetos é utilizado na grande maioria das organizações como forma ampla de tudo que envolve um esforço de uma equipe, mas existe uma diferença entre diferentes esforços.

Considerando uma escala hierárquica e de grandeza, podemos categorizar os projetos de três formas:

Projetos, Portfólio de Projetos e Programas.

As três categorias diferem-se pelo objetivo e forma de gerenciamento.

Os Programas são conjuntos de projetos ou portfólios que tem como objetivo as estratégias da empresa constituídas pela Gestão Estratégica. Os objetivos estratégicos normalmente são amplos e compõem inteções e diretrizes dos cominhos a serem tomados pelas organizações.

Imaginemos uma indústria metalúrgica que em um de seus objetivos estratégicos fique definido a diversificação da produção utilizando os mesmos insumos e maquinários. Poderíamos imaginar então segmentos diferentes de atuação, como automobilístico, naval, petrolífero e muitos outros. Para cada segmento destes ou Programas, teríamos diversos projetos ou Portfólio para ser gerido.

Nada impede que ao definir um objetivo estratégico pode surgir apenas um projeto específico, ou que de um programa tenhamos apenas um projeto.

A necessidade de separarmos bem estes projetos como individuais, portfólios e programas vem da forma de gerenciar recursos, prioridades e riscos.


Acesse também www.leonardoaguiar.com.br

Nenhum comentário: