terça-feira, 21 de junho de 2011

Como usar a cafeteira italiana...





Eu tenho um vício, na verdade vários mas esse acredito que vale apena compartilhar...
Levando em consideração o berço italiano, aqui vai uma dica de como usar a cafeteira italiana ( Moka).

Vamos entender como é uma cafeteira italiana:

Simples não ?

Vamos lá:

1. A escolha do café... a dica mais bacana é Moido na hora rsrs
2. A boa e velha água. Encha a base com água FRIA até a válvula de segurança.


3. Coloque a cuba dentro da base com água. Observe que o nivel de água não deve ultrapassar a válvula de segurança para não molhar a cuba.

4.Coloque o café dentro da cuba, sem apertar o . Faça um pequeno monte e deixe que a parte superior da cafeteira ajeitar o café na cuba. Lembrando que com pouco a água passa muito depressa e não produz um café saboroso; com muito, o se compacta e impede uma perfeita circulação da água, vazando pela lateral antes de passar pelo filtro interno.

5.Feche bem a cafeteira para evitar vazamentos. Caso aconteça de vazar café pela lateral, não abra a cafeteira pois a pressão poderá provocar um acidente. Coloque a moka embaixo da água fria e deixe perder a pressão antes de lavar e recomeçar toda a operação... Lembre-se água FRIA
6.A chama deve ser pequena. Não deve ter um diâmetro superior à base da cafeteira, ou o fogo queimará o , tornando o café amargo. Na Itália os fogões vêm equipados com uma boca pequena apropriada para o café. Fogo alto irá fazer com que a água passe muito rápido pelo , resultando num café de má qualidade. Paciência… E logo o café subirá lentamente, proporcionando um perfume e ruído característicos.

7.Antes de servir, mexa o café dentro da cafeteira. No fundo há o café produzido no início, mais denso; no alto, um café mais líquido mas não menos importante, pois contém as substâncias liberadas por toda a passagem da água.
Bom é isso meus amigos, lembrando que esse "tutorial" eu encontrei no blog: http://cartadaitalia.blogspot.com/2005/10/cafezinho-iii.html


sexta-feira, 10 de junho de 2011

Progreso y Desarrollo en Star Trek

Cuando en el año 1993 edité y publiqué cinco mil ejemplares de la Revista Mundo Trek, con información sobre la serie de televisión Viaje a las Estrellas y la ciencia ficción, descubrí entre los cientos de lectores, que existía un interés por conocer cómo en ese futuro no se veía pobreza, miseria ni desesperanza, por ello decidí realizar un análisis económico para identificar las razones por las cuales, esos ciudadanos habían erradicado esos flagelos, co existiendo pacíficamente con armonía y tolerancia, observando que esa actitud traía progreso y desarrollo.
Uno de los mensajes más valiosos que encontré en ese análisis, es que la mayoría de los ciudadanos habla con la verdad, transmitiendo sus ideas con respeto, y sobre todo cumpliendo siempre con su palabra.

Evaluar el actuar de los personajes protagonistas e invitados de Star Trek, ha permitido determinar que su prioridad es enriquecer su existencia, que el tiempo y el espacio físico son las dos condicionantes limitantes más importantes para la vida, que los actos deben ser realizados por amor y nunca por interés pero siempre
considerando el costo de oportunidad, y que se ha erradicado la palabra “Codicia”.

Ante lo enunciado añado una frase acuñada por mi:

“Cuando los recursos se están agotando, uno debe reactivar su espíritu explorador para ir a buscar nuevas ideas".

Con la información analizada en el año 1988 escribí un ensayo económico y ofrecí muchas charlas sobre el tema en universidades y otros centros culturales, y en el 2001 mi ensayo se convirtió en libro, de limitada circulación, titulado “El Sistema Económico en Star Trek, Un análisis económico de los acuerdos de intercambio Comercial y Cultural de la serie de televisión Viaje a las Estrellas”, cuyo análisis presentaré el próximo jueves 16 de junio a las 7 pm. en el Instituto Cultural Peruano Norteamericano de Miraflores, Av. Angamos Oeste 120, con ingreso libre.

Están cordialmente invitadosFátima

Nota: En el canal Pacifico No 41 de señal abierta transmiten todos los
lunes a las 10 pm. los episodios Star Trek originales, con el capitan
Kirk y el Sr. Spock.

Sete dicas para construir um bom 'networking' : Construir uma boa rede de relacionamentos é um dos pontos-chave para o sucesso profissional.

CIO/EUA

Publicada em 01 de junho de 2011 às 20h11

Bons contatos abrem mais portas no mercado e indicações. Há diversas formas para realizar o chamado "networking". Uma delas é participar de eventos, quando existem chances de encontrar profissionais de diversos níveis e empresas.

No entanto, nem sempre é fácil ficar à vontade em encontros do tipo. Para o Chief Technology Officer (CTO) do escritório de advocacia Fenwick & West, Matthew Kesner, eventos são assustadores. Mas, como não há forma de evitá-los, ele utiliza algumas técnicas que ajudam a diminuir a ansiedade.
Confira algumas delas:

1- Peça ajuda

Kesner faz uma lista de colegas que são mais extrovertidos, ou conhecem outras pessoas no evento, e que podem apresentá-lo aos outros participantes. Mas, uma dica: tente não ficar “na sombra” de seus colegas por muito tempo; estabeleça seus próprios contatos.

2- Tenha uma lista de perguntas

A fundadora da desenvolvedora americana de software Quality Tree, Elisabeth Hendrickson, é uma introvertida assumida. Ela usa sempre uma variação dessas três perguntas para fazer contatos em um evento profissional: Qual o motivo da sua presença? O que está achando do evento? O que espera do evento? “É impressionante o quanto eu aprendo sobre alguém usando estas questões”, afirma.

3- Treine seu discurso

Antes do evento, simule uma situação em que tenha de descrever seu trabalho. Desta forma, você estará preparado quando alguém lhe perguntar o que você faz.

4- Procure oportunidades

Executivos experientes sempre procuram pessoas que não estão participando de nenhuma conversa e se apresentam. As filas também são uma ótima oportunidade para dar início a um bate-papo.

5- Seja motivo de conversa

A consultora Fiona Charles geralmente usa um broche de prata em forma de ferramentas de jardinagem. Por chamar atenção, o acessório acaba gerando elogios e, consequentemente, conversas e amizades.

6- Faça a lição de casa

Estude o tema do evento e conheça os palestrantes. Assim, terá base para entrar em qualquer discussão sobre o assunto e aproximar-se dos participantes.

7- Relaxe

Não é bom parecer tenso ou bravo. Então, sorria e tente se divertir. Lembre-se: a maioria das pessoas é amigável na maior parte do tempo.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Gerenciamento de Programas, Gerenciamento de Portfólios e Gerenciamento de Projetos

O termo Gerenciamento de Projetos é utilizado na grande maioria das organizações como forma ampla de tudo que envolve um esforço de uma equipe, mas existe uma diferença entre diferentes esforços.

Considerando uma escala hierárquica e de grandeza, podemos categorizar os projetos de três formas:

Projetos, Portfólio de Projetos e Programas.

As três categorias diferem-se pelo objetivo e forma de gerenciamento.

Os Programas são conjuntos de projetos ou portfólios que tem como objetivo as estratégias da empresa constituídas pela Gestão Estratégica. Os objetivos estratégicos normalmente são amplos e compõem inteções e diretrizes dos cominhos a serem tomados pelas organizações.

Imaginemos uma indústria metalúrgica que em um de seus objetivos estratégicos fique definido a diversificação da produção utilizando os mesmos insumos e maquinários. Poderíamos imaginar então segmentos diferentes de atuação, como automobilístico, naval, petrolífero e muitos outros. Para cada segmento destes ou Programas, teríamos diversos projetos ou Portfólio para ser gerido.

Nada impede que ao definir um objetivo estratégico pode surgir apenas um projeto específico, ou que de um programa tenhamos apenas um projeto.

A necessidade de separarmos bem estes projetos como individuais, portfólios e programas vem da forma de gerenciar recursos, prioridades e riscos.


Acesse também www.leonardoaguiar.com.br

Salas de Guerra (War Room)

Do Blog Fábio Cruz

A técnica de agrupamento é mais conhecida na área de gerenciamento de projetos como Sala de Guerra, que vem do inglês War Room, também conhecida como Sala de Crise.

A teoria da Sala de Guerra é uma das ferramentas e técnicas contidas no Guia PMBOK®, no grupo de processos de Execução do projeto, mais precisamente no processo Desenvolver a Equipe do Projeto.

Desenvolver a Equipe do Projeto tem como foco principal aumentar as capacidades individuais e de grupo para que a equipe funcione realmente como um time, por exemplo incentivar a ajuda mútua quando houver desequilíbrio na carga de trabalho dos integrantes da equipe.

Sendo que o trabalho em equipe é um fator essencial para o êxito do projeto, cabe ao gerente de projetos criar um ambiente que facilite o trabalho em equipe, e Desenvolver a Equipe do Projeto é fazer a equipe trabalhar cada vez mais como um time, e os objetivos de promover este desenvolvimento incluem:
    1. Aprimorar os conhecimentos e as habilidades dos membros do time para reduzir custos, cronograma e melhorar a qualidade das entregas concluídas.
    2. Aprimorar os sentimentos de confiança e consenso entre o próprio time, melhorando a motivação e reduzindo os conflitos.
    3. Criar uma cultura de equipe dinâmica com espírito de equipe e cooperação permitindo o treinamento e mentoria entre os próprios membros da equipe, além do compartilhamento de conhecimentos.
Uma das técnicas sugeridas pelo Guia PMBOK® para atingir o objetivo de Desenvolver a Equipe do Projeto é o agrupamento, que é:
  • A técnica de colocar alguns ou todos os membros da equipe em um mesmo local físico para maximizar o trabalho em grupo e a construção da equipe, podendo ser durante o projeto inteiro ou em ocasiões estrategicamente importantes.

  • O exemplo mais clássico desta técnica é a Sala de Guerra, conhecida também como War Room, ou Sala de Crise.
Como gerente de projetos, já apliquei algumas vezes a técnica da Sala de Guerra, e obtive bons resultados, inclusive com retorno positivo da equipe envolvida com este agrupamento.

Uma dica que eu deixo para todos os que se interessarem pela aplicação da War Room é a comunicação clara com a equipe, antes do agrupamento ser realizado, deixando claro os objetivos e os resultados esperados com a aplicação desta técnica de Desenvolvimento da Equipe do Projeto.

* Para conhecer mais sobre as técnicas de Desenvolvimento da Equipe do Projeto, clique aqui e visite o item de mesmo nome, na sessão Executando deste mesmo blog

Behavioral Economics


 

Here is a TED-type talk on Behavioural Economics explaining the what, when, how and implicit 'why' of BE - a huge challenge to practitioners and users of qualitative methods:

 

A economia comportamental e a sua área de estudo relacionada, finanças comportamentais, usam fatores sociais, cognitivos e emocionais para explicar a tomada de decisões económicas de indivíduos e instituições, tais como consumidores, tomadores de crédito e investidores, e os seus efeitos nos preços de mercado, lucros e na alocação de recursos.

Está principalmente concentrada com os limites da racionalidade (egoísmo, auto-controlo) dos agentes económicos. Os modelos comportamentais tipicamente integram resultados da psicologia com a teoria da economia neoclássica.

Os analistas do comportamento, para além dos efeitos das decisões de mercado, estão também interessados na escolha pública, que descreve outros tipos de decisões económicas que podem ter enviesamentos resultantes do interesse pessoal.

 


terça-feira, 7 de junho de 2011

The Flock - Álbum Inside Out (1975)

 

THE FLOCK - Inside Out - 1975


Belo album produzido pelo saudoso e magnífico Felix Pappalardi.Esse disco apresenta uma fase menos jazzy do Flock, trazendo um som mais progressivo focado mais no belo violino conduzido por Mike Zydowsky e nos teclados por James Hirsen.Destaque para a faixa de abertura Music for Our Friends a mais linda do disco.

TRACKS:

1. Music for Our Friends
2. Back to You
3. Metamorphosis
4. Hang On
5.
My Ok Today
6. Straight Home

DOWNLOAD

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Puzzle de teste de conhecimentos dos processos do PMI

Interessante ...

http://www.arkatay.com/dev

Vale a pena testar seus conhecimentos dos processinhos do PMI!

Abráx!

Certificação PMP (Project Management Professional) do PMI




Transcrevo do site PMTecH...
Aqui você encontra informações gerais sobre a Certificação PMP®

O que é a Certificação PMP?
Desde 1984, o PMI® - Project Management Institute tem se dedicado ao desenvolvimento e manutenção de um rigoroso Programa de Certificação Profissional, com base em um exame, visando o avanço da profissão de Gerenciamento de Projetos e o reconhecimento das conquistas individuais nesta área. A Certificação  PMP® (Project Management Professional) do PMI® é a credencial profissional mais reconhecida e respeitada em termos mundiais no que tange ao Gerenciamento de Projetos, sendo uma das mais valorizadas e requisitadas por diversas organizações do mercado.
Para obter a Certificação PMP® do PMI®, o profissional deve satisfazer a determinados requisitos de educação e experiência e passar no Exame de Certificação PMP®.
Para comprovação da experiência, existem duas categorias:
  • Categoria I (profissionais com 3º grau completo): Possuir experiência de no mínimo 3 anos em gerenciamento de projetos (mínimo 4500 horas)
  • Categoria II (profissionais com 2º grau completo): Possuir experiência de no mínimo 5 anos em gerenciamento de projetos (mínimo 7500 horas)

Elegibilidade
A certificação é dada apenas àqueles que atingem um determinado patamar mínimo de desempenho em um exame. E para que isso aconteça, é fundamental um estudo bem estruturado, contando com o apoio de profissionais altamente experientes, material didático de alta qualidade e uma intensa prática com testes simulados.
O profissional que obtém esta certificação, comprova o seu profundo conhecimento sobre as técnicas e práticas do Gerenciamento de Projetos propostas pelo PMI, podendo contribuir portanto de forma expressiva para a empresa onde atua, além de obter um grande diferencial para a sua carreira profissional.
 
Elegibilidade Gerente de Projetos

Você se qualifica para o exame PMP do PMI?
Nem todos se qualificam para o exame.
Verifique nesta tabela se você se qualifica
.
 

Objetivos do Exame

O exame PMP é mais do que apenas gerenciamento de projetos. Veja uma decomposição dos objetivos do exame, tarefas e o número esperado de questões.
 
Roteiros
O que é necessário para fazer o exame?
Acesse aqui o roteiro detalhado para
se inscrever para o exame PMP
Acesse aqui dicas para fazer o
exame PMP e passar!

Alguns dados
  • Histórico e número de PMPs no Brasil e no mundo:
    http://www.pmtech.com.br/historico_pmps.html
  • Dentre uma longa lista de certificações, os profissionais certificados PMP® recebem o terceiro maior salário base médio. (fonte: PMI)
  • A certificação PMP pode adicionar uma média de +14% aos salários dos gerentes de projeto.
    (fonte: PMI)
  • 61% dos empregadores reembolsam o exame de certificação e as taxas de preparação. (fonte: PMI)

Questões Frequentes

Artigos e informações

Fluxos de processos do PMBOK 4a Edição

Fluxo de Processos do  Gerenciamento de Projetos - PMBOK 4a Edição - 86 KB
D
iagrama com um fluxo proposto por Mauro Sotille para os  processos necessários para se gerenciar um projeto descritos no PMBOK® 4a Edição
Fluxo de Processos do  Gerenciamento de Projetos - PMBOK 4a Edição - Ícones - 311 KB
D
iagrama com um fluxo proposto por Mauro Sotille para os  processos necessários para se gerenciar um projeto descritos no PMBOK® 4a Edição com ïcones
Processos do  Gerenciamento de Projetos - PMBOK 4a Edição - 463 KB
 Processos necessários para se gerenciar um projeto conforme descritos no PMBOK® 4a Edição

Algumas dicas do exame
Os alunos da PM Tech recebem acesso ao conjunto completo de dicas

Exclusivo para os alunos da PM Tech - Simulador do Exame
  • Os alunos da PM Tech recebem a versão 2.3 do sistema simulador de exames com 8 simulados e 1600 questões do exame PMP, adaptado ao Guia PMBOK® 4a edição - Conheça aqui o simulador
  • Presente exclusivo para os alunos PM Tech que são aprovados no exame PMP:

Depoimentos de Aprovados no Exame

Como saber se alguém é certificado PMP?
O PMII mantém um registro online onde se pode pesquisar se alguém tem a certificação. Se alguém já foi certificado e deixou de renovar, o nome não vai aparecer no registro.