sexta-feira, 6 de maio de 2011

Gasolina e álcool caros!? Stress no trânsito ? Tempo perdido ? Vá de Bike!


Pelo jeito, a inflação voltou e, de centavo em centavo, a gasolina vai ficando cada vez mais cara. Isso sem falar no álcool, que hoje em dia já nem é tão vantajoso financeiramente. Recentemente, o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, afirmou que o preço da gasolina pode subir ainda mais se o valor do barril de petróleo não se estabilizar, o que parece muito difícil, dadas as condições instáveis no Oriente Médio.
Mas o que isso tem a ver com este site? Oras, tudo! A bicicleta é um meio de transporte sensacional, especialmente para distâncias até sete quilômetros. Mesmo que você não consiga ir trabalhar ou ir até a faculdade de bicicleta, por qualquer motivo que seja, experimente deixar o carro em casa para ir até a padaria, até a farmácia… Você vai perceber que, aos poucos, vai se acostumar a usar a bicicleta para se deslocar e quando menos espera vai aposentar o carro de vez.
Você quer saber quanto é possível economizar em combustível trocando o carro pela bicicleta? Aqui no Eu Vou de Bike há uma calculadora que faz as contas por você.
Abaixo, vamos fazer a simulação de uma situação em que a pessoa vai ao trabalho 5 dias por semana, a 7 quilômetros de distância, e também usa a bicicleta para ir até a academia, que fica a 4 quilômetros de distância, três vezes por semana. Veja só:

Em uma semana, apenas nesses dois trajetos, essa pessoa teria pedalado 52 quilômetros. Sabe o que isso significa de economia no bolso, apenas com combustível (sem contar estacionamento, manutenção do carro, seguro, etc)? R$ 16,90! Em um mês, fazendo apenas esses dois trajetos bem curtos, dá pra economizar quase R$ 70 só de combustível! Além disso, nesses 52 quilômetros, a pessoa queimou 3 mil calorias, o que é ótimo para a saúde, e ainda poupou o meio ambiente da emissão de 14 quilos de poluentes.
>> Faça as suas contas na calculadora do Eu Vou de Bike*
Viu como é possível evitar que o preço da gasolina tire o seu sono? Quanto mais você pedalar, mais vai economizar. E o único combustível necessário será o arroz e feijão para manter a força nas pernas na hora da subida!
* Atenção: os números da calculadora são aproximados e podem variar, dependendo do preço da gasolina da sua cidade, do nível de congestionamento, do seu preparo físico e do grau de subidas e descidas do percurso

Um comentário:

Fabiane disse...

Ah Sr. Economista. Teoria é sempre muito boa, quero ver o Sr. abandonar seu veículo. hehehe
Vamos lá...